quarta-feira, 15 de julho de 2020

ALÍVIO na Pandemia do Covid-19 (Coronavírus)

O tempo de confinamento, que já dura meses, nos permite pensar em formas diversas de sair da situação que nos foi imposta pelo vírus.  Porém, as soluções estão sempre limitadas aos nossos conhecimentos e capacidades.  
Vemos a todo momento, pelos diversos canais de informação que dispomos, uma série de situações que queremos resolver ou dicas e atrações que nos prometem um alívio ou, pelo menos, uma ruptura com a "normalidade" que nos vai tornando melancólicos e entristecidos pela impotência diante do problema da pandemia e por nosso olhar crítico aos que esperávamos que tivessem alguma solução.  
Ah, mas nesta realidade há oásis.  Ao lermos livros; ver filmes, séries e documentários, nos deparamos com obras que, revisitadas, ganham uma grandeza que não imaginávamos que tivessem. É o caso do filme "O grande ditador" de 1940, de Charles Chaplin.  
O personagem desta trama épica, nos brinda em seu discurso final com uma mensagem de alento e uma singela receita, que demanda ingredientes disponíveis em qualquer lugar e ao alcance de qualquer um de nós: solidariedade, alteridade e o amor fraternal. A mistura destes elementos, em qualquer proporção, ou a aplicação de qualquer um deles isoladamente, poderá aliviar nossas "angústias pandêmicas" de maneira irreversível, se ministrarmos em doses frequentes. 
Um trecho do famoso discurso foi gravado pelo espetacular ator argentino Ricardo Dárin.  A musicalidade do idioma castelhano e o timbre de Dárin, combinados com um cenário despojado, simples e monocromático deram ao vídeo um forte apelo dramático e uma inexplicável sofisticação artística.  Me senti motivado a compartilhar e ainda postar aqui o link para a versão original com legendas em português.
Por fim, destaquei o trecho que considero mais atual que nunca e que parece ter sido escrito para estes dias de 2020. 

"Me gustaría ayudar a todos si fuera posible. Todos queremos ayudarnos unos a otros. Los seres humanos somos así. Queremos vivir para hacer felices a los demás, no para causar la miseria del otro. En este mundo hay lugar para todos."
                                                Charles CHAPLIN, (1940).Parte del monólogo final “El gran dictador”
                                                         disponible en: https://youtu.be/_Nl2EvQwItY

"Eu gostaria de ajudar a todos se me fosse possível. Todos queremos nos ajudar uns aos outros.  Nós, seres humanos, somos assim.  Queremos viver para fazer os outros felizes, não para causar a miséria do próximo.  Neste mundo tem lugar para todos."
Charles CHAPLIN, (1940). Trecho do discurso final de "O Grande Ditador"
disponível emhttps://youtu.be/J7GY1Xg6X20    

"I should like to help everyone if possible.  We all want to help one another, human beings are like that.  We want to live by each other's happiness, not by each other's misery.  In this world has room for everyone."
Charles CHAPLIN, (1940). Extract from the final speech of "The Great Dictator"

Nenhum comentário:

Postar um comentário